TV em alta definição de graça para famílias carentes

Feito a Mão com Amor

TV em alta definição de graça para famílias carentes

Pouca gente está atenta para esse fato, mas já na primeira metade do ano que vem, o sinal analógico vai parar de ser transmitido para a maior parte do Brasil. Isso por causa da substituição do sinal analógico pelo sinal digital, que já está implantado na maioria do Brasil, com sinal de alta qualidade distribuído gratuitamente para todas as pessoas que possuam aparelhos televisores com conversor digital integrado.

Para garantir que você tenha o seu sinal cortado, é necessário ter um conversor digital instalado para poder aproveitar a qualidade do sinal digital. Se seu televisor foi fabricado após 2011, ele já possui o conversor digital integrado, porém, se for mais antigo, você vai precisar instalar um conversor digital externo para poder sintonizar nos canais digitais.

TV de alta qualidade para famílias carentes

O Governo federal sabe que milhões de brasileiros ainda vivem com o orçamento apertado, e que nem todo mundo vai conseguir separar dinheiro para comprar um conversor externo, por isso, o Ministério do Desenvolvimento Social, em parceria com o Ministério das telecomunicações, lançou em conjunto o programa Seja Digital, que vai distribuir conversores e antenas digitais gratuitamente para famílias beneficiadas pelos programas de assistência Social do Governo Federal.

As famílias beneficiadas pelo programa receberão um kit completo para instalação do conversor digital, contendo a antena digital, o conversor digital, e o cabeamento necessário para fazer a ligação entre a antena e o conversor.

Para participar do programa, as famílias precisam estar inscritas no CADÚNICO do Governo federal, e estar inscritas e participando de pelo menos 1 programa de apoio social do Governo Federal, como é o caso dos programas Minha Casa Minha Vida, e do Calendário Bolsa Família 2022. Para receber a sua antena, é necessário antes ligar para o telefone 147 e encomendar a retirada do kit. Assim que o kit estiver disponível, basta você comparecer ao CADÚNICO da sua cidade e solicitar a retirada da antena digital e do conversor.

Instalação do KIT Seja Digital

A instalação do KIT é simples e similar a instalação da antena analógica. Você precisa instalar a antena apontada para a fonte de distribuição mais próxima da sua residência, e ligar a antena ao conversor digital externo. O conversor, por sua vez, deve ser ligado no aparelho televisivo, que a partir daí, vai poder sintonizar diretamente na programação do sinal digital.

  • Leia também: Veja como é feito o cálculo do Imposto de Renda

Sinal digital para todos

Apesar da distribuição do conversor gratuita ser voltada apenas para as famílias de baixa renda, qualquer cidadão tem direito de sintonizar o sinal digital gratuitamente em sua residência. Para isso, basta comprar o aparelho e instalar em sua residência. O conversor externo pode ser comprado a partir de R$200, e será também necessária a instalação de uma antena digital para captar o sinal no seu aparelho.

Outra alternativa é substituir seu televisor velho por um novo aparelho, com conversor digital integrado. Por determinação do Ministério das Telecomunicações, todos os aparelhos à venda no Brasil já vêm com o conversor integrado, e qualquer pessoa poderá sintonizar o sinal de alta definição gratuitamente.